Publicado em: 7 de agosto de 2019

Usar calçados de segurança é importantíssimo

Calçados de segurança não são os calçados mais glamourosos que você pode levar para o trabalho. Eles também não são os mais leves para os seus pés. Surpreendentemente, no entanto, calçados profissionais de segurança oferecem muitos benefícios não apenas para os seus pés, mas também para a sua saúde em geral. Eles podem até afetar sua produtividade no trabalho.

Se você ainda pensa duas vezes antes de usar suas botas de segurança para trabalhar, aqui estão algumas das melhores razões pelas quais você definitivamente deveria.

1 – Os calçados de segurança são eficientes para proteger os pés

Esta é provavelmente uma das razões mais óbvias pelas quais você deve sempre usar seus sapatos de segurança. Eles oferecem proteção contra furos, bem como escorregões e tropeções. Eles também podem proteger seus pés de queimaduras.

Calçados de segurança são muitas vezes feitos de materiais duráveis para suportar uma ampla gama de riscos no local de trabalho. Existem vários tipos de calçados segurança, portanto, certifique-se de encontrar um que se ajuste ao seu cargo exclusivo. Se você souber que ficará exposto a máquinas elétricas e de alta voltagem, escolha calçados de risco elétrico. Caso você seja designado para lidar com materiais industriais pesados, você pode escolher sapatos de segurança.

Se você souber que ficará exposto a máquinas elétricas e de alta voltagem, escolha calçados de risco elétrico. Caso você seja designado para lidar com materiais industriais pesados, você pode escolher sapatos de segurança.

2 – Calçados segurança oferecem suporte

Calçados de segurança são muitas vezes pesadas, mas eles são ótimos quando se trata de apoiar a postura correta. Como os trabalhadores muitas vezes precisam ficar de pé por longos períodos de tempo, esse tipo de calçado pode ajudar a garantir que seus pés sejam adequadamente protegidos e apoiados.

Ao garantir o conforto dos seus pés, é menos provável que você se sinta cansado. Eles também podem diminuir a pressão sobre os músculos das extremidades inferiores e suas chances de desenvolver distúrbios osteomusculares crônicos relacionados ao trabalho. Como eles diminuem o cansaço, você poderá fazer seu trabalho de maneira mais rápida e melhor.

3 – Eles oferecem proteção contra mudanças climáticas extremas

Condições meteorológicas extremas podem resultar em muitos problemas de saúde. Uma baixa temperatura intensa, por exemplo, pode reduzir a circulação sanguínea nos pés. Se este tipo de exposição for prolongada, pode causar danos nos nervos e até a morte da área.

Existem também condições médicas, como a Síndrome de Reynaud, que podem ser facilmente agravadas pelas mudanças climáticas. A Síndrome de Reynaud é uma condição em que as extremidades de uma pessoa podem ficar roxas devido ao fluxo sanguíneo insuficiente após serem expostas ao tempo frio.

Tome nota que nem todas as botas de segurança são isoladas para se certificar de que você encontrar um feito com os materiais certos.

4 -Isso ajuda a evitar ações judiciais

Devido à importância dos calçados de segurança nos locais de trabalho, usá-las faz parte do regulamento. Ele deve ser seguido em todos os momentos para garantir a segurança de todos os funcionários durante o trabalho. Se a sua empresa não fornecer botas de segurança ou não for rigorosa quando se trata de fazer com que todos os funcionários cumpram os regulamentos, eles podem ser processados.

Processos judiciais envolvendo segurança no local de trabalho não são apenas demorados e caros, mas também podem custar as licenças e licenças da sua empresa. Além de botas de segurança, os trabalhadores também devem usar camisas com mangas compridas, calças de trabalho longas e engrenagens de cabeça protetora. Eles também devem usar óculos de proteção e máscaras se o seu trabalho os colocar em risco de serem atingidos por produtos químicos ou partículas tóxicas.

5 – Pode ajudá-lo a manter seu trabalho

Os empregadores não são os únicos responsáveis por garantir que seus funcionários cumpram a regra. Os trabalhadores também são responsáveis por sua própria segurança no trabalho. Sob os Padrões de Conformidade da OHSA, os empregadores podem enviar seus trabalhadores para casa se eles não agirem de maneira segura. Eles também podem rescindir o emprego em caso de má conduta do empregado.

Para sua própria segurança e proteção, certifique-se de usar seu equipamento de proteção o tempo todo. Não é apenas uma necessidade durante inspeções e avaliações.