Trabalho: para evitar acidentes, prevenção é o caminho

Trabalho: para evitar acidentes, prevenção é o caminho No Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, 27 de julho, costumam ser lembrados os casos de pessoas que passaram por traumas enquanto estavam trabalhando, mas nem tanto se fala sobre os profissionais que atuam com o objetivo de evitar esses problemas nas empresas: os técnicos em segurança do trabalho.

O mercado para esses especialistas tem cada vez mais espaço, em função da importância que as empresas vêm dando ao tema.

Dados da Previdência Social apontam para a ocorrência de cerca de 350 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil, deixando um saldo de aproximadamente 12 mil pessoas incapacitadas para o trabalho e 2,5 mil mortes. Para o coordenador do curso de Segurança do Trabalho do Senac Tramandaí, Leandro Balbinot, a forma de evitar essas tragédias é investir na prevenção:

– Essa carreira é um campo com grandes desafios a enfrentar no mercado.

Os técnicos em segurança supervisionam todas as atividades ligadas à segurança do trabalho, visando assegurar condições que eliminem ou reduzam os riscos de ocorrências de acidentes.

– Os profissionais da área ainda podem organizar e ministrar cursos, palestras e treinamentos, elaborar planos de emergência e implementar programas de meio ambiente e ecologia na empresa, em conjunto com outros profissionais – esclarece o professor.

Saiba mais
O que motivou a criação da data foi a regulamentação da formação de técnicos e engenheiro e segurança, médicos e profissionais da enfermagem do trabalho e a obrigatoriedade da instituição de serviços de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de cem funcionários.

Fonte: http://www.protecao.com.br