Suiça: Ministro leva experiências de promoção do trabalho decente

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, embarca nesta segunda (12) para Genebra, Suíça, para apresentar as experiências brasileiras de promoção ao trabalho decente. Ele participa da 106ª Conferência Internacional do Trabalho, promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que começou no último dia 5 de junho e se estende até o dia 16.

Ronaldo Nogueira falará na quarta-feira (14), na Plenária do Palácio da ONU, sobre o relatório do diretor geral da OIT, Guy Rider, cujo tema é “Trabalho e Mudança Climática: A Iniciativa Verde”.

“Esse é um desafio novo que se impõe diante de nós. Estamos vivendo um momento em que precisamos nos preocupar com o bem estar dos trabalhadores não apenas no ambiente de trabalho, mas no meio em que vivemos. Precisamos incentivar ações que promovam a sustentabilidade ambiental de maneira que ela permita fomentar oportunidades de trabalho decente para todos e a proteção do nosso planeta”, diz o ministro.

A Conferência Internacional do Trabalho da OIT ocorre anualmente no mês de junho, quando os países-membros da OIT – e o Brasil é um deles – debatem os mais variados temas do mundo do trabalho e adotam normas internacionais. Cada Estado-Membro é representado por uma delegação composta de dois delegados governamentais, um delegado representante dos empregadores e um delegado representante dos trabalhadores, designados de acordo com as organizações nacionais mais representativas de empregadores e trabalhadores.

A delegação é tripartite. Da bancada dos trabalhadores do Brasil participam as centrais sindicais mais representativas: Força Sindical, CUT, UGT, CTB, NCST e CSB. Da bancada dos empregadores participam as confederações mais representativas: CNI, CNC, CNA, CNT, CNF e CNS. Do governo, além de representantes do Ministério do Trabalho e do Ministério das Relações Exteriores, participam: TST, MPT, ANAMATRA, ABRAT e Câmara dos Deputados.

Além da plenária principal, a delegação brasileira participa de quatro comissões temáticas: aplicação de normas regulamentadoras para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores; migração laboral; trabalho decente para a paz, segurança e resiliência frente aos desastres (Revisão da Recomendação sobre a organização do emprego, na transição de guerra para paz de 1944); e princípios e direitos fundamentais no trabalho, de acordo com a Declaração da OIT sobre justiça social para uma globalização igualitária, de 2008.

Ao final da conferência, Ronaldo Nogueira coordenará a reunião tripartite com toda a delegação tripartite brasileira. Nesse encontro, todos os participantes do encontro na Suíça poderão relatar suas conclusões e encaminhamentos em relação aos temas debatidos no encontro.

Fonte: http://www.protecao.com.br/