Publicado em: 6 de novembro de 2014

SST: História de lutas e conquistas

SST: História de lutas e conquistas
Beto Soares / Estúdio Boom

Há 29 anos, no dia 27 de novembro de 1985, a Lei nº 7.410 era aprovada, regulamentando o exercício das profissões de Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho. Um marco histórico para os profissionais da área nascia.

O presidente da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho – Fenatest, Armando Henrique, diz que essa data precisa ser comemorada para que os jovens técnicos saibam das lutas que foram travadas pela categoria antes que essa conquista fosse alcançada. “Eles precisam tomar conhecimento, porque um profissional que não conhece a sua história acaba não sendo incorporado no sentimento de classe”, afirma.

Já o engenheiro Francisco Machado, atual presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (ANEST), pontua as mudanças que o decreto agregou aos prevencionistas perante a sociedade.

“Agora temos a força da lei, que é a estrada legal para o desempenho de nossa profissão, só depende de nós mesmos. Mesmo quando não há vontade política em SST por parte do Governo, nós podemos pressionar os parlamentos municipais, estaduais e federais, bem como interagir com o Ministério Público e Judiciário, para promover as mudanças necessárias, no executivo”, avalia.

Confira os eventos temáticos alusivos à data que acontecem em organizações ligadas a Saúde e Segurança do Trabalho de todo o Brasil. Se quiser divulgar seu evento nesse espaço, encaminhe as informações para o email redacao1@protecao.com.br.

Eventos no país incentivam a SST

Aracaju/SE
– A Construtora Norcon realiza em sua sede, em Sergipe, um ciclo de palestras motivacionais, além de entregar brindes para os Técnicos de Segurança do Trabalho no dia 27 de novembro.

Rio Grande do Sul
– A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho acontece de 24 a 28 de novembro em Rio Grande. Em sua sexta edição, o SIPAT é um projeto desenvolvido por alunos e docentes e, nesse ano traz o tema “O papel e as práticas humanas nas ações do Técnico em Segurança do Trabalho”. Informações: (53) 3231-2355 ou www.senacrs.com.br/riogrande.

São Paulo
– O Senac de Ribeirão Preto promove, no dia 28 de novembro, as palestras “Os desafios da Higiene Ocupacional no mercado de trabalho” e “Benefícios previdenciários e acidentários” nos turnos da manhã e tarde. Ainda haverá uma mesa redonda composta por ex-alunos, onde falarão sobre o mercado de trabalho. Informações: (16) 2111-1200 ou ribeiraopreto@sp.senac.br.

– A unidade do campus São José e ETEC – Escola Técnica de Campinas do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, em Campinas/SP, oferece uma programação cheia de palestras em comemoração ao dia do Engenheiro e Técnico de Segurança no Trabalho. Temas como a NR 10 e a NR 12 serão abordados. As inscrições devem ser feitas através dos sites www.unisal.br ou www.etec.edu.br .

Minas Gerais
– “Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho na Construção Civil” é o nome do seminário oferecido pela Seconci-MG que ocorre no dia 27 de novembro, em Belo Horizonte. Gestões no Trabalho em Altura e Risco Ocupacional – Ruído no Canteiro de Obras também serão abordados. Informações em (31) 3449-8049 ou comunica@seconci-mg.org.br.

– O Senac de Contagem promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, que acontece de 24 a 28 de novembro.

Pernambuco
– De 25 a 27 de novembro acontece o 1º Congresso Nacional de Trabalho Seguro em Recife. Realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), o evento destina-se a profissionais e estudantes que, de alguma forma, se relacionam com o tema segurança no ambiente de trabalho. As vagas são limitadas. Mais informações no site www.trt6.jus.br.

Fonte: http://www.protecao.com.br