Publicado em: 25 de setembro de 2014

Sesi lança Projeto Arte no Canteiro na capital alagoana

Sesi lança Projeto Arte no Canteiro na capital alagoana
Para favorecer a educação e a conscientização

Com o objetivo de favorecer a educação e a conscientização dos trabalhadores da construção civil alagoana de uma forma inovadora, lúdica e descontraída, o Serviço Social da Indústria (Sesi/AL) lançou o projeto Arte no Canteiro. A solenidade aconteceu numa obra da Construtora Sauer localizada na Avenida em Projeto, sem número, no bairro da Forene, em Maceió.

Ao todo, serão realizadas cem apresentações teatrais, em empresas filiadas ao Sinduscon/AL e Ademi/AL, cujo enredo irá abordar temas fundamentais para o bom andamento das obras, tais como: prevenção de acidentes no trabalho com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), combate ao desperdício de materiais e tempo, uso racional da água e luz, alcoolismo, limpeza do canteiro de obras, entre outros. Além disso, também estão sendo disponibilizados DVDs e cartilhas educativas sobre os temas nas indústrias.

A peça acontece no canteiro de obras sobre um palco diferenciado composto por uma estrutura metálica em formato de andaimes, com cinco tablados. No centro, há um guindaste de construção, que transporta os atores suspensos por cabos de aço, em performances marcantes circulando todo o espaço cênico. A encenação é realizada com total controle de qualidade estética, sonora, conteúdo e segurança. Além disso, a peça possui uma linguagem musical e bem humorada para elucidar as orientações sobre o uso de equipamentos de segurança.

Com duração de 45 minutos, a apresentação conta, ainda, com equipamentos de trabalho que ganham vida e se tornam os personagens da história. A peça apresenta personagens principais muito interessantes como: o “Pedro Desempenadeira”, o “Balde Miro” e a “Pá Tricia”. As Luvas, os capacetes, as botas, os óculos de proteção, os cintos de segurança, a furadeira, a britadeira, o quadro de força e a caçamba também fazem parte da encenação.

“Este é mais um projeto pioneiro desenvolvido pelo Sesi em Alagoas. É uma ação que terá grandes resultados, pois, através da arte, diverte, sensibiliza, informa, educa e conscientiza os trabalhadores da construção civil”, destacou o presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade.

“Essas informações são realmente muito importantes para o nosso trabalho. Durante o curso que eu fiz no Senai aprendi muito sobre segurança no trabalho e a apresentação foi um ânimo a mais, vou continuar atento!”, destacou Marcos Felipe, jovem aprendiz de pedreiro.

O referido projeto já foi realizado nos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, e Paraíba. A expectativa é que participem do projeto milhares de trabalhadores da construção civil alagoana. Os espetáculos acontecerão no início do turno de cada obra, podendo haver dois por dia (manhã e tarde) de segunda à sexta.

Prestigiaram a solenidade de lançamento do projeto diretores da Fiea; Sinduscon/AL; Ademi/AL; Sebrae/AL; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Sergio Jucá; a juíza do trabalho e gestora regional do Programa Trabalho Seguro, Carolina Bertrand; o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico Lôbo; o superintendente da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego, Israel Lessa; entre outras autoridades.

Na oportunidade também foram expostas para visitação as unidades móveis do Sesi. A instituição oferece diversos serviços em Saúde e Segurança no Trabalho, entre eles, Programas Legais, saúde ocupacional, cursos e palestras.

Fonte: http://aquiacontece.com.br