Publicado em: 16 de novembro de 2016

Semana Carioca reúne profissionais de SST

Semana Carioca reúne profissionais de SST
Alexandre Gusmão/Revista Proteção

Rio de Janeiro/RJ – Cerca de 500 profissionais participaram entre os dias 7 e 9 de novembro no Rio de Janeiro da Semana Carioca de Saúde e Segurança do Trabalho, realização da Revista Proteção e que reuniu 14 cursos, dois seminários e o 20º Encontro dos Técnicos de Segurança do Trabalho RJ.

E-SOCIAL
A programação iniciou com o Seminário eSocial e Seu Impacto na SST, que contou com a presença de importantes especialistas. Na parte da manhã os representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, José Alberto Reynaldo Maia Alves Filho, e da Previdência Social, Orion Sávio Santos de Oliveira, contextualizaram para os presentes os efeitos que a nova legislação provocará no dia a dia das empresas. O eSocial entrará em vigor em janeiro de 2018 para grandes empresas e a partir de julho de 2018 para as demais empresas e instituições.

No período da tarde foi a vez de conhecer mais detalhes da prática da implementação do novo sistema e seus impactos junto às corporações. Falaram o engenheiro Arnaldo Ferraz Moreira, o engenheiro e higienista Marcos Jorge Gama Nunes, e o médico do Trabalho Jorge Luiz Ramos Teixeira. Os especialistas elucidaram dúvidas dos participantes sobre como o eSocial mudará as rotinas especialmente para os profissionais de SST.

PERÍCIAS TRABALHISTAS
No dia 9 de novembro os participantes puderam presenciar um evento que debateu questões importantes das perícias trabalhistas ligadas a SST. O Seminário Nacional de Perícias Trabalhistas de SST reuniu especialistas renomados em palestras e mesas redondas que geraram muitos debates e elucidaram polêmicas. A programação iniciou com a palestra de Edwar Abreu Gonçalves, engenheiro de Segurança, advogado e psicólogo e ex-juiz do Trabalho, que falou sobre os efeitos do novo Código de Processo Civil na Perícias Judiciais Trabalhistas. O higienista Marco Aurélio Lutgardes tratou da avaliação qualitativa e quantitativa para fins de insalubridades. Na parte da tarde os médicos do trabalho Marcos Henrique Mendanha e José Marcelo de Oliveira Penteado abordaram respectivamente o papel da perícia médica na indenização acidentária e o nexo causal das doenças ocupacionais. Já o engenheiro Ivomar José Mezoni falou da impugnação de laudos periciais. A programação encerrou com um acalorado debate sobre conflitos de interpretação pericial.

ENCONTRO DOS TÉCNICOS
Organizado pelo Sintserj o 20º Encontro dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro reuniu mais de 200 estudantes e especialistas em SST numa programação gratuita A programação teve várias palestras e encerrou com o presidente do Sintserj, Elias Bernardino da Silva Junior, falando sobre a importância do Técnico de Segurança do trabalho.

Durante os três dias ocorreram paralelamente 14 cursos de quatro ou oito horas numa programação ampla e voltada para a qualificação profissional realizada pela Proteção Publicações e Eventos.

Fonte: http://www.protecao.com.br

Notícias Relacionadas