Publicado em: 12 de agosto de 2014

Segurança no Trabalho é tema de evento na Feira Construsul

Segurança no Trabalho é tema de evento na Feira Construsul
Assessoria de Imprensa

Novo Hamburgo/RS – A solenidade de abertura da 16ª edição do Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest) ressaltou a importância da valorização da vida de cada profissional dos mais diferentes ramos profissionais. A construção civil ganhou destaque especial na pauta do encontro, já que o Seminário acontece de forma paralela a 17ª Feira Internacional da Construção – Construsul.

– O Brasil conseguiu alcançar o pleno emprego em um mundo que o resto está em crise. Nós não estamos em crise. Desde 2008 vimos o sistema financeiro americano quebrar e o capitalismo falir. Até hoje, a Europa e outros países do mundo não estão conseguindo recuperar e reestabelecer a sua situação anterior – discursou o ministro do trabalho e emprego, Manoel Dias.

Um dos esforços é garantir que o trabalhador possa ser melhor amparado e assegurado que possa prestar um serviço de melhor qualidade, configurando um modelo que é bom tanto para o empreendedor, quanto para o trabalhador que consegue retornar para sua família disposto e com as melhores condições.

– Esse tema é muito importante para o Ministério do Trabalho e Emprego porque ajuda a promover a disseminação de modelos, atividades e projetos que envolvam a saúde e segurança do trabalhador. Com isso podemos avançar cada vez mais – afirmou o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego do RS, Neviton Nornberg.

A vinda do ministro do Trabalho, Manoel Dias, foi saudada com entusiasmo pelos participantes. Há mais de 30 anos, que o ministro do trabalho não comparecia a um evento do segmento no Rio Grande do Sul.

– Temos representantes de praticamente todo o Brasil e conselheiros federais e coordenadores das Câmaras de engenharia de segurança do trabalho e com certeza teremos debates muito interessantes – afirmou o vice-presidente da Associação Sul Riograndense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Ares), Nelson Burille.

A realidade do mundo do trabalho mudou e o tema foi destacado pelo prefeito da cidade de Novo Hamburgo Luis Lauermann, que esteve presente na solenidade de abertura.

– Há um conjunto de fatores que colocam a necessidade de evoluirmos na prevenção e segurança no trabalho. Se conseguimos crescer, economicamente, precisamos continuar crescendo naquilo que é o mais importante que é a pessoa e a manutenção de sua qualidade de vida – disse.

O Conest é promovido pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest) e pela Associação Sul Riograndense de Engenharia e Segurança do Trabalho (Ares). A expectativa dos organizadores do congresso é reunir mais de 300 participantes, entre engenheiros, arquitetos, técnicos, trabalhadores e empresários.

– Temos a presença de líderes nacionais que são multiplicados da inteligência na área e isso precisa ser saudado – destacou o presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Francisco Machado.

Fonte: http://www.protecao.com.br