Ronaldo Nogueira discute cooperação com a China na área de saúde e segurança do Trabalho

encontrobilateral

Em visita ao Brasil, delegação chinesa conhece o modelo de Inspeção do Trabalho e propõe intercâmbio bilateral

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, manifestou sua disposição em firmar com a China, um acordo de cooperação bilateral na área de saúde e segurança do trabalho. Nogueira recebeu nesta segunda-feira (16) a primeira delegação estrangeira desde que tomou posse no Ministério do Trabalho (MT). Chefiada pelo vice-ministro chinês da Administração Estatal de Segurança do Trabalho, Xu Shaochun, a delegação chinesa visita Brasília e o Rio de Janeiro até o dia 18, para conhecer as boas práticas do Brasil na área de inspeção do trabalho, voltadas para a saúde e segurança.

“Ficamos honrados com a visita técnica da delegação chinesa e não haverá qualquer ruptura nestas tratativas de ordem institucional. Nós reconhecemos a importância da China para promover o entendimento e a pacificação nas relações entre capital e trabalho, ao mesmo tempo em que Brasil pode servir de exemplo mundial no que se refere às ações de proteção do trabalhador”, ressaltou o ministro brasileiro.

A proposta de acordo bilateral está em discussão há três meses entre os dois ministérios. A primeira visita técnica que ocorre nesta semana tem o propósito de conhecer a estrutura da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT/MT) e o planejamento das ações de fiscalização e prevenção.

A experiência do Brasil na formulação e revisão das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho (NRs) utilizando o modelo de diálogo tripartite, a Certificação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e as normas de segurança e saúde ocupacional na área de mineração também serão apresentadas à delegação chinesa.

O vice-ministro chinês de Segurança do Trabalho, Xu Shaochun, destacou que as relações econômicas tendem a ser cada vez mais estreitas entre Brasil e China, especialmente, dentro do marco dos BRICs. “Nossos países mantém objetivos similares. A recepção que estamos tendo demonstra que podemos acelerar esse acordo com o Brasil e construir mecanismos conjuntos que garantam segurança e saúde no trabalho”, enfatizou o ministro chinês.

Na agenda desta terça-feira (17), a delegação chinesa irá conhecer a estrutura da Fundacentro, suas linhas de pesquisa e de educação voltadas ao mundo do trabalho. Na quarta-feira (18), em visita à Superintendência Regional do Rio de Janeiro (SRTE/RJ), a delegação receberá informações sobre as ações de fiscalização no estado e o modelo de treinamento dos auditores fiscais. No final do dia, o grupo visitará as obras dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Fonte: http://www.mtps.gov.br/