Relação entre ambiente de trabalho e saúde

Em segurança e psicologia ocupacionais, a relação entre ambiente de trabalho e saúde tem como base o tipo de ofício que é realizado. Em um ambiente de trabalho hostil, os níveis de estresse podem ser muito elevados, o que pode ter efeitos negativos sobre a saúde, tais como um aumento na pressão do sangue, ou um aumento do risco de doenças cardiovasculares, entre outros. Em um ambiente laboral positivo, no entanto, a conexão entre o ambiente de trabalho e a saúde pode ir por outro caminho. Quando as pessoas passam seus dias sentindo-se estimuladas, motivadas e valorizadas, eles tendem a ser mais saudáveis de modo geral.

Claro que no ambiente de trabalho, seja em indústrias, escritórios ou outros locais, todos lidam com o estresse de diferentes maneiras, e algumas pessoas têm métodos mais eficazes do que outros. Provou-se, no entanto, que o estresse persistente pode ter efeitos extremamente prejudiciais sobre a saúde, levando até mesmo à maior incidência de câncer. O estresse no ambiente de trabalho pode vir de várias formas: pessoas que não se dão bem com seus colegas ou chefe, empregados que sentem que estão sobrecarregados de tarefas e não há tempo suficiente para fazê-lo, ou as pessoas que sentem que seus esforços de trabalhar nunca são apreciados. Estes são apenas alguns dos fatores de estresse ocupacional mais comuns.

Também o ambiente físico de trabalho pode ter um impacto negativo sobre a saúde, bem como, de uma maneira que é completamente alheio ao estresse. Um ambiente inseguro de trabalho, onde um elevado potencial de acidentes é um exemplo, ou um trabalho que exige a manipulação frequente de produtos químicos perigosos certamente poderia causar uma correlação negativa entre o ambiente de trabalho e saúde.

A conexão entre o meio laboral e o bem-estar do trabalhador não precisa necessariamente ser uma negativa. Os empregadores podem tomar medidas para assegurar que seus funcionários estejam trabalhando de forma segura e utilizem equipamentos de segurança, ou ainda, tomem medidas a fim de evitar lesões ou doenças. Pesquisas feitas regularmente entre os funcionários podem ser uma maneira de medir a satisfação no trabalho, e os empregados têm mais probabilidade de serem honestos em uma pesquisa anônima. Além disso, os locais que tomem medidas para tornar o ambiente de trabalho mais positivo, muitas vezes, são muito benéficos para a saúde de seus funcionários.

Fonte: http://www.manutencaoesuprimentos.com.br