Publicado em: 7 de dezembro de 2015

Qual o tipo de calçado de segurança é indicado para trabalhadores de construção de civil?

banner-protefort-2Na construção civil, embora muitas empresas insistem em fornecer calçados sem a biqueira de aço (calçado considerado para uso ocupacional), já ficou mais que provado que o risco de queda de
vários tipos de objetos e também o impacto de vários tipos de ferramentas existem.

Em construtoras de porte médio e grande , onde existem a presença de um profissional da segurança do trabalho, dificilmente se vê colaboradores usando um calçado ocupacional, ou seja, um calçado sem a biqueira de aço.

A presença do profissional Engenheiro ou Técnico de segurança , faz  muita diferença na qualidade da segurança da empresa para com os colaboradores , pois Eles avaliam todo os riscos que os colaboradores estão expostos no ambiente onde estão executando os trabalhos.

E qualquer que seja o trabalho e se há o risco de queda de objetos ou  impacto aos pés , é sem duvida nenhuma necessário e obrigatório o uso  de um calçado de segurança com a proteção de biqueira de aço.

Lembrando que , todos calçados de segurança devem ser avaliados, pois no mercado brasileiro , infelizmente existem muitas marcas de baixa qualidade.

Um calçado que o colaborador vai ficar o dia todo trabalhando tem que ser além de seguro, muito confortável.

O que é necessário para que um calçado seja considerado confortável e como isso acontece?

Para que um calçado de segurança seja considerado confortável é  necessário um conjunto de coisas:

É necessário que seja muito bem projetado, desde o desenvolvimento de  sua forma, bem como o seu modelo de cabedal, forração, palmilhas e o solado.

Não podemos deixar de falar também é sobre os processos e as matérias  primas que compõem suas diversas partes.

Muitos não sabem e muitos não valorizam , mas produzir um calçado é como construir uma casa, é como produzir um carro.  Além de ser sonhado, estudado, projetado, testado é necessário
montar uma linha de produção, onde tudo acontece ao mesmo tempo.

Vou fazer um resumo e em outro momento, vamos falar um pouco mais sobre isso.

Um calçado confortável tem uma forma (um calce) muito bem pensado e desenvolvido para que os pés fiquem bem a vontade e seguro.

Tendo um bom projeto e usando materiais de qualidade e com uma mão de obra qualificada são os primeiros passos para se obter um calçado de proteção confortável .

Todos itens de matéria prima são importantes, e eles são:

Couros, forros, palmilhas, elásticos, atacadores, biqueiras, contrafortes, ilhós, ganchos, passadores, linha, cola, espumas, sintético, dentre outros infinitos tipos de materiais que são
possíveis ser utilizados em calçados profissionais.

Junta se tudo isso , em um enorme quebra cabeça que chamamos de corte, une se todas essas peças em um processo que denominamos preparação, vai para o processo de costura , que chamamos de pesponto, e ao final deste processo, temos o cabedal (que é a parte superior do calçado).

Logo em seguida, inicia se a montagem do sapato, começando pelo processo de moldagem de bico e traseiro, vaporização e cambragem para conseguirmos um melhor caimento do cabedal na forma, logo em seguida fixamos a palmilha pelo sistema strobel, e vestimos este cabedal na forma.

Determina qual tipo de biqueira de proteção vai ser utilizado, monta se o bico do calçado, e vamos para a parte de asperação do cabedal.  Logo em seguida este calçado de segurança esta pronto para ser injetado o solado. Após a injeção do solado e sua respectiva cura, o calçado é sacado da forma e vai para o setor de acabamento.

No acabamento ele vai ser refilado a borda da sola, escovado, pintado e vai receber um tratamento vip no setor de controle de qualidade, onde vão ser verificado todos e quaisquer detalhes, e vai
ser inserido os últimos matérias, tais como: palmilha interna, cadarços,etiquetas dentre outros. Ficando assim pronto pra ser embalado e enviado ao cliente.

Resumindo assim, até parece simples, mas não é. A produção de um calçado de segurança é extremamente complexa e rigorosa. Mas fica ai, um pequeno resumo, de como se produz um calçados de
segurança confortável.

Fonte: Protefort Calçados Profissionais