Segundo o instrutor e técnico Adalberto Melchides, atualmente professor do curso gestão de cultura na INBEP:
“A cultura de segurança do trabalho pode ser definida como uma relação próspera entre empregado e empregador, quando ambos contribuem para o alcance dos objetivos, de cada um, e de todos, numa troca justa, segura e sadia. Pode ser conquistada através da garantia da integridade física, psíquica e moral dos colaboradores, como fator de desempenho que deve ser incorporado à gestão empresarial do negócio.”
Qual é o impacto da cultura de segurança nas organizações?
Diferente das normas obrigatórias de segurança do trabalho, a cultura de segurança promove um propósito em todos os níveis da empresa, isso porque ela envolve hábitos, costumes e objetivos comuns, fazendo com que comportamentos seguros se tornem habituais.
Harris M. Cooper afirma que a cultura de segurança não só impacta a forma a qual a segurança é vista e administrada nas empresas, mas como também impacta na qualidade, confiabilidade, competitividade e produtividade da organização, visto que há um propósito em comum que acaba desenvolvendo premissas voltadas a participação, compromisso e comportamento proativos.
Estudos evidenciam que para o bom desempenho e sucesso da gestão de segurança do trabalho (SGST), a cultura de segurança é crucial, pois é neste contexto que os comportamentos dos indivíduos relativo à segurança se desenvolvem e persistem.
Segundo Hopkins, é por este motivo que o conceito de cultura vem recebendo cada vez mais atenção, pois em empresas onde a cultura de segurança é mais madura, os sistemas de gestão funcionam melhor em relação a outras empresas que não possuem sua cultura de segurança desenvolvida.
Curso Gestão da Cultura de Segurança.
É extremamente importante que gestores tenham a consciência da importância de seu papel como influenciadores de uma cultura de segurança que, para além das obrigações legais, idealiza um ambiente de trabalho estimulante e seguro.
Desta forma, é indicado que gestores tenham treinamento em segurança. Já está disponível no Brasil o curso online de Gestão da Cultura de Segurança gravado com especialistas em SST da INBEP. O objetivo é mostrar técnicas de diagnóstico e implementação de uma cultura de segurança nas empresas e foi desenvolvido pensando em gestores de RH, engenheiros, diretores, profissionais de segurança do trabalho e estudantes.
Fonte: http://www.administradores.com.br