Publicado em: 5 de novembro de 2015

Programa on-line gratuito visa reduzir acidentes de trajeto

A Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos que promove e desenvolve atividades de interesse geral da sociedade, em linha com os princípios institucionais da MAPFRE, lança no Brasil o Programa Segurança Viária na Empresa, voltado à redução de acidentes de trânsito durante o percurso de ida e volta dos colaboradores ao trabalho.

Esta é mais uma ação promovida pela Fundación MAPFRE em linha com a Década de Ações para a Segurança Viária 2011-2020, uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) para estabilizar e reduzir acidentes de trânsito em todo o mundo.

A iniciativa foi criada para despertar a importância da segurança viária no ambiente laboral e reduzir a ocorrência de acidentes de trânsito em duas situações: nos itinerários casa-trabalho, durante os trajetos de ida e volta dos trabalhadores, e nos deslocamentos realizados no horário comercial, como visitas a clientes, fornecedores, parceiros etc.

O programa é formado por 12 cursos on-line, divididos em dois tipos de fatores (comuns e profissionais), que totalizam mais de 5 horas de treinamentos capazes de ajudar a prevenir os acidentes e melhorar a segurança viária no âmbito laboral.

Os cursos oferecem conteúdo de interesse geral e direcionamento especial para condutores, que poderão obter mais informações sobre veículos adaptados, ônibus, trabalho em construções e limpeza viária, além de cuidados especiais com pedestres.

A iniciativa conta com uma página especialmente desenvolvida para a formação on-line (www.segurancaviarianaempresa.com), com navegação fácil e intuitiva. Os cursos são gratuitos e foram elaborados para oferecer uma visão clara e completa de todos os fatores que influenciam a segurança viária de acordo com as características de diferentes empresas.

O acesso ao programa deve ser feito por um representante da empresa com atuação nas áreas de recursos humanos, prevenção de acidentes ou segurança do trabalho, que será responsável por gerenciar e aplicar o conteúdo entre os trabalhadores elegíveis a esse tipo de formação.

“A manutenção de um ambiente seguro no trabalho também precisa incluir cuidados especiais com a segurança viária. Percursos de ida e volta às empresas, além do trânsito para diferentes tarefas, precisam ser realizados com a devida conscientização que torne o local de trabalho um ambiente mais seguro para todos: desde os condutores até os pedestres”, diz Wilson Toneto, CEO da Regional MAPFRE Brasil.

Sobre a Fundación MAPFRE
Com sede na Espanha e atuação em diversos países da Europa e América Latina, é uma instituição sem fins lucrativos, que desenvolve uma série de atividades voltadas para melhorar as condições de vida de grupos menos favorecidos, contribuir para a prevenção de acidentes, disseminar a segurança viária, promover a educação para o seguro, ampliar o repertório cultural da sociedade e favorecer o acesso à informação e à pesquisa. www.fundacionmapfre.com.br

Fonte: http://revistacipa.com.br