Publicado em: 6 de março de 2015

Odontologia do trabalho

Quando o assunto é segurança do trabalho, empresários e trabalhadores sabem que em muitos casos a medida é obrigatória. O que poucos sabem é da tramitação de um projeto de lei que pode garantir a inclusão da odontologia em exames periódicos, admissionais e demissionais para empresas com mais de cem funcionários.

Em um primeiro momento, a medida pode até parecer que será mais um gasto em meio a tantos, mas levando em conta o retorno que esse procedimento trará, a satisfação será certeza.
Quando for lei, a obrigatoriedade trará resultados positivos a empregados e empregadores, já que estudos apontam que cerca de 40% das faltas no trabalho são por questões odontológicas.

Esse dado comprova que é preciso dar mais atenção a essa área. Empresas podem aumentar a produtividade tendo como aliada a odontologia do trabalho, seja na admissão ou demissão de funcionários, seja na elaboração de campanhas e programas para educação dos trabalhadores quanto a acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e educação em saúde.

Diminuir a abstenção, melhorar a saúde bucal dos trabalhadores, prevenir doenças e, com isso, aumentar a produtividade são os principais objetivos da odontologia do trabalho. Especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia há nove anos e que deve se tornar obrigatória, já que tramita na Câmara dos Deputados desde 2007 e atualmente conta com apoio de mais de 20 deputados que já votaram isoladamente.

Os benefícios para o trabalhador são inúmeros e dispensa apresentações, já que diagnóstico precoce e prevenção ainda são o melhor remédio, seja para doenças bucais ou outras. São as vantagens para as empresas que precisam ser mais esclarecidas.

É preciso ter em mente que esse investimento pode trazer ainda mais segurança, seja no momento da contratação ou na análise de atestados de afastamento, por exemplo, já que o profissional especializado em odontologia do trabalho tem também a função de realizar auditorias.

Com a obrigatoriedade da inclusão da odontologia como item da segurança do trabalho, os empresários e trabalhadores terão no profissional dentista um aliado para garantir a saúde bucal.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br