O que é Engenharia de Segurança do Trabalho?

O Engenheiro de Segurança do Trabalho é o profissional responsável por coordenar e efetuar análise de projetos a serem implantados, em conjunto com as áreas técnicas, recomendando alterações, visando reduzir ou eliminar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais. Além disso, orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) das empresas e fornece instruções aos funcionários sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

O que estudar para ser Engenheiro de Segurança do Trabalho?

Segundo a Lei 7410/85 para exercer a profissão na área, é necessário fazer um curso de graduação em Arquitetura ou Engenharia – nas modalidades civil, eletricista, mecânica e metalúrgica, química, geologia e minas e agrimensura, com duração média de 4 a 5 anos, e depois fazer uma pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.
Durante o curso, o aluno irá se deparar com matérias específicas sobre a integração do homem ao ambiente de trabalho, normas e legislação, prevenção de riscos, ética e cidadania, relação com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), dentre outras.

O mercado de trabalho para o Engenheiro de Segurança do Trabalho

Esse profissional é bastante requisitado nas empresas, que têm diversos motivos para investir na prevenção de acidentes ocupacionais e ambientais. Principalmente porque a sociedade brasileira está cada vez mais atenta às responsabilidades sociais da empresa, e saúde ocupacional e prevenção ambiental fazem parte dessa responsabilidade.

Nesse cenário, o Engenheiro de Segurança do Trabalho encontra um mercado repleto de oportunidades, no setor Público ou Privado e em pequenas ou grandes empresas, podendo atuar como funcionário efetivo ou prestador de serviços. Além disso, pode trabalhar em um órgão público de fiscalização do trabalho, realizando auditorias externas em empresas.

Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/

Notícias Relacionadas

Atenção à postura!
Dicas: EPI – Calçado de Segurança
Mitos sobre EPI
Análise do C.A do EPI