Publicado em: 11 de outubro de 2016

Instituição pioneira em prevenção de acidentes no trabalho comemora 50 anos

A Fundacentro, instituição pioneira na prevenção dos acidentes de trabalho, vinculada ao ministério do Trabalho e criada em 1966, celebra, no dia 21 de outubro, 50 anos de existência.

Concebida em plena ditadura militar, a entidade foi criada com o objetivo de minimizar os altos acidentes de trabalho que marcavam notadamente as décadas de 1950 e 1960. No início da década de 60, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), estuda as condições de segurança, saúde e higiene do trabalho no Brasil, culminando na criação da entidade em 1966.

Desde então, suas pesquisas e inúmeras contribuições para a redução e prevenção dos acidentes nos diversos segmentos do trabalho, colocam a Fundacentro como instituição pioneira na área da prevenção dos acidentes do trabalho.

Até meados de 1986, era a Fundacentro, a instituição responsável por formar profissionais nos cursos de Medicina do Trabalho, Engenharia de Segurança do Trabalho, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho. Sua atuação permite contribuir na elaboração de políticas públicas na área de segurança e saúde no trabalho, bem como na normatização que assegure aos trabalhadores a prevenção dos acidentes de trabalho.

Reconhecida por organizações internacionais, a Fundacentro é Centro Colaborador da OPAS/OMS e parceira da Organização Internacional do Trabalho.

Sua atuação na eliminação da silicose, doença causada pelo pó da sílica, elaboração de cartilhas educativas e voltadas ao trabalhador, participação da elaboração do Acordo Coletivo sobre o Benzeno, atuação nas Comissões Tripartites junto aos ministérios do Trabalho, Previdência e Saúde, no sentido de colaborar para a construção das normas regulamentadoras, como, por exemplo, a NR-12 sobre máquinas e equipamentos, voltada a reduzir os acidentes e mutilações com máquinas, são apenas alguns dos exemplos de atuação da Fundacentro. Para conhecer melhor os programas, projetos e ações da Fundacentro, acesse o Informe de Gestão 2015.

Em 5 décadas de difusão de conhecimentos, a Fundacentro produz ainda a Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (periódico científico) e coordena o Programa de Mestrado Acadêmico com foco em segurança e saúde do trabalhador, oferecido a países da América Latina e de Língua Portuguesa.

Meio Século de Segurança e Saúde no Trabalho

Mote utilizado para a comemoração, “Meio Século de Segurança e Saúde no Trabalho”, o dia 21 irá promover um encontro com aqueles que participaram e participam da construção da história institucional. Estarão reunidos, pesquisadores, técnicos, servidores ativos e aposentados, professores colaboradores, parlamentares e demais classes, em um evento que irá destacar a importância da Fundacentro no cenário prevencionista. Serão esperadas cerca de 400 convidados para o evento.

A programação para o dia 21 de outubro de 2016, na sede da Fundacentro em São Paulo, terá início às 9h30, conforme programação:

Das 9h30 às 10h45 – cerimônia de abertura

Das 10h45 às 11h20 – Histórico da Fundacentro

– Palestra: A segurança e saúde no trabalho no mundo e a importância na constituição da Fundacentro neste cenário, com a apresentação de René Mendes, médico especialista em Saúde Pública e Medicina do Trabalho;

– Palestra: Fundacentro: meio século de segurança e saúde no trabalho que será apresentada pelo Grupo de Resgate Histórico

– Palestra: Lançamento do livro comemorativo digital dos 50 anos da instituição

– Palestra: O trabalho educativo da Fundacentro: 50 anos de um mosaico em múltiplos tons, a ser apresentada por Sonia Maria José Bombardi, coordenadora da coordenação de Educação da Fundacentro e a última palestra intitulada: A importância da pesquisa na Fundacentro no contexto da Segurança e Saúde no Brasil, a ser apresentada pelo diretor Técnico da Fundacentro, Robson Spinelli Gomes.

História registrada em livro

Um momento aguardado pelos servidores da Fundacentro será a apresentação do Livro Comemorativo dos 50 anos que será lançado em um primeiro momento na versão digital.

Resultado de pesquisa do Grupo de Resgate Histórico foram reunidas informações e documentos que serviram de subsídios à jornalista da Fundacentro e autora do livro, Cristiane Oliveira Reimberg. Desde 2008, a Fundacentro possui um Grupo, denominado Grupo de Resgate Histórico, ou GRH, responsável pela pesquisa histórica institucional.

Dividido em 3 capítulos, o livro-reportagem que terá por volta de 150 páginas, utiliza uma narrativa dos 50 anos ressaltando alguns pontos reforçados pelos depoimentos dos entrevistados. Foram mais de 40 entrevistas com servidores ativos e aposentados e especialistas da área de SST.

Para a autora, poder conversar com cada um desses entrevistados foi muito importante. “O livro procura relatar alguns fatos importantes ocorridos nesses 50 anos de história da Fundacentro. Procuramos dar voz aos sujeitos que fizeram a instituição acontecer. É o começo de uma reflexão para pensarmos o nosso futuro”, destaca Reimberg.

Estima-se receber no dia 21, na sede da Fundacentro em São Paulo. Além das palestras que serão apresentadas por especialistas da Fundacentro e convidados, haverá no dia 21, após a cerimônia de abertura, o Lançamento do Selo e Carimbo Comemorativo com a participação de um representante dos Correios e logo após, o descerramento da placa.

Atividades em outros estados

Estão previstas outras atividades alusivas ao cinquentenário da entidade que irão ocorrer em outros estados onde a Fundacentro possui sede.

No Rio de Janeiro, será realizado nos dias 1 e 2 de dezembro de 2016, I Congresso Técnico-Científico da Fundacentro/RJ – comemoração dos 50 anos. As inscrições para o Congresso estão abertas até o dia 17 de novembro. Informações poderão ser obtidas em inscrições para o Congresso.

Em Pernambuco, nos dias 19, 20 e 21 de outubro, a Fundacentro realiza, dentro da Caravana Proteção, evento alusivo aos 50 anos. O evento será realizado na capital pernambucana, no Marante Plaza Hotel, localizado à avenida Boa Viagem, 1070. Inscrições poderão ser feitas no site da revista Proteção.

Na capital federal, no dia 27 de outubro será realizado no auditório do Sinduscon-DF, o Seminário de SST na Indústria da Construção – Edição 2016. O principal objetivo do encontro é contribuir para ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis e apresentará temas voltados para a conscientização de todos os envolvidos no setor da construção civil. O evento que terá início às 9h faz parte das atividades do Comitê Permanente Regional (CPR-DF) e foi incluído na agenda dos 50 anos da Fundacentro. Informações poderão ser obtidas junto ao Sinduscon do DF, pelo telefone (061) 3234.8310 ramal 244. Outra atividade alusiva aos 50 anos da instituição, acontece nos dias 1 e 2 dezembro, no CREA-DF. O I Encontro de Profissionais de SST da região Centro-Oeste tem como objetivo promover a integração entre as diversas categorias profissionais que atuam na área de SST. Informações poderão ser obtidas junto a Fundacentro pelo telefone (061) 3535-7303.

Fonte: http://www.fundacentro.gov.br