Publicado em: 10 de março de 2014

Governo dá curso de gestão da ética no trabalho

Governo dá curso de gestão da ética no trabalhoCom 430 inscritos, começa nesta segunda-feira (10) e vai até o dia 12 o II Encontro de Gestão de Ética Pública e Qualidade de Vida no Trabalho, promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Administração (SAD/MT).

O evento pretende dar continuidade ao trabalho do Governo para construção de um quadro funcional volta aos princípios éticos dentro da administração e de saúde e segurança no trabalho. Com a presença de palestrantes renomados, o encontro acontece no Cenarium Rural, no Centro Politico Administrativo.

“Desta vez estaremos compartilhando os atendimentos e processos realizados e aprimorando os conhecimentos com experiências institucionais relacionadas a padronização do comportamento ético dos servidores públicos, visando cumprir os objetivos de prestação de serviços com qualidade”, explicou o coordenador do Encontro, Heitor Corrêa Rocha, da Secretaria de Administração.

Participam do II Encontro de Gestão de Ética Pública e Qualidade de Vida no Trabalho especialistas como Carlos Cézar Soares Batista, do Ministério do Planejamento; Iara Pinheiro, do Conselho de Ética de Minas Gerais; e, Ulysses Schwarz Viana, procurador do Estado de Mato Grosso do Sul. Também estarão presentes Teresa Ouro, do Ministério da Previdência Social , e Lucas Ollyver, presidente da Comissão de Ética do IFPE.

A abertura é do colaborador da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Raimundo Nonato da Silva. O evento ainda conta com a participação do juiz do TRT, Paulo Brescovici, e do auditor-geral do Estado, José Alves Filho, além do secretário de Estado de Administração, Pedro Elias de Mello.

Rocha explicou que o trabalho da Comissão de Ética é baseado no processo educativo do comportamento humano, tendo em vista a proposta de efetivação dos conceitos de uma gestão que prima pela ética. A ideia é reunir as experiências de todos os órgãos participantes, disseminando a padronização do comportamento ético e de saúde e segurança no trabalho.

Esses conceitos já foram normatizados pelo Governo através dos Decretos 1.919, 1.920, 1.955 e 1.956 publicados no ano de 2013. “Temos um numero expressivo de participantes. A procura foi ampla e isso nos deixa felizes porque sabemos do comprometimento do servidor público no desejo de termos uma gestão volta à ética e qualidade no trabalho, que resultará em um serviço público melhor para a sociedade”, disse.

A realização deste evento visa o cumprimento do acordo de cooperação, realizado entre as secretarias de Educação e Administração no I Encontro, em fevereiro de 2013, na Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT), onde o objetivo visa atender a capacitação e disseminação da padronização do comportamento ético dos servidores públicos.

Rocha explicou que esse trabalho vem ao encontro das necessidades que o Estado possui, possibilitando assim que evite gastos com processos administrativos e afastamentos de servidores adoecidos, através da educação no comportamento do servidor público, onde envolve principalmente, a Ética e Política de Saúde e Segurança no Trabalho.

Fonte: http://www.midianews.com.br