Governo cearense orienta sobre notificações de doenças ocupacionais

A Secretaria da Saúde do Ceará publicou nesta semana o Manual para uso do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net) para Saúde do Trabalhador. A publicação é um manual para análise da qualidade da base de dados e cálculos operacionais dos agravos e doenças relacionados ao trabalho.”Acreditamos que a qualificação das informações vai reduzir a subnotificação em conjunto com outras ações da Rede de Atenção”, afirma o engenheiro em segurança do trabalho Sérgio Murilo Martins Cruz, assessor técnico do Núcleo de Vigilância Ambiental, da Coordenadoria de Promoção e Proteção da Saúde do Estado.

O uso do Sinan Net permite o acesso à informação para todos os profissionais de saúde e à comunidade, como também auxilia o planejamento da saúde, define prioridades de intervenção e contribui para a avaliação do impacto das intervenções. De acordo com a assessora técnica do Nuvam, Gisela Serejo, o monitoramento desses dados pode beneficiar a população, com um planejamento da gestão municipal e estadual, priorizando ações integradas de medidas de controle dos riscos na origem e de proteção coletiva. “Os problemas de saúde decorrentes do trabalho são potencialmente preveníveis. Para que isso ocorra, a Vigilância em Saúde do Trabalhador deve estar inserida no processo de construção da Rede de Atenção à Saúde, coordenada pela Atenção Primária à Saúde”, ressalta.

Em 2016, foram notificados 3.292 casos dos agravos e doenças relacionadas ao trabalho (ADRT) no Ceará. As notificações mais comuns foram os 2.071 casos de acidente de trabalho grave, 793 de acidente com material biológico e 233 de lesões por esforços repetitivos/ distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT). Os ADRT de notificação compulsória são: Acidente de Trabalho Grave, Acidente com Material Biológico, Intoxicação Exógena RT, Violência no Trabalho e Violência Trabalho Infantil, Câncer RT, Dermatose Ocupacional, Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER / DORT), Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), Pneumoconiose e Transtorno Mental RT.

O manual pode ser acessado neste link.

Fonte: http://revistacipa.com.br