Publicado em: 12 de abril de 2016

Eventos no mês de abril lembram vítimas de acidentes de trabalho

Compre Calçados Protefort On-line

Em 28 abril de 1969, 78 trabalhadores de uma mina no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, morreram devido a uma explosão. Quase 47 anos depois, campanhas ao redor do mundo continuam lutando por mais segurança e saúde nos ambientes de trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho, que consagrou o Dia Mundial da SST em 2003, divulgou o tema para campanha global desse ano: “Estresse no trabalho: um desafio coletivo”. A proposta da OIT é chamar a atenção para as tendências globais atuais em relação ao estresse relacionado ao trabalho e seu impacto na saúde dos colaboradores e no mercado.

Segundo a OIT, o ritmo do trabalho ditado por comunicações instantâneas, elevados níveis de competição, as mudanças nas relações de trabalho e o atual recesso econômico correspondem a riscos psicológicos aos trabalhadores, que enfrentam demissões em massa, reestruturação organizacional e aumento do trabalho precário. A entidade acredita que, embora seja a fonte do problema, o ambiente laboral é o local ideal para se encontrar a solução.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Previdência, dos 11.791 auxílios-doença acidentários baseados na categoria “Transtornos Mentais e Comportamentais” concedidos em 2014, 80,56% foram decorrentes do estresse, episódios depressivos, alternância de humor e ansiedade.

Movimentações pelo país

A data será celebrada tanto em âmbito nacional quanto internacional. “Leis fortes, aplicação estrita, sindicatos fortes”, é o tema da campanha global sindical organizada pela Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira para esse 28 de abril. A Federação endossa que onde sindicatos são fortes, as normas de segurança e saúde tendem a ser mais observadas. Além disso, a ICM desenvolve sua campanha permanente na região da América Latina e Caribe “Morreu, parou!”, que objetiva que a obra seja totalmente paralisada no caso de um acidente fatal.

A Revista Proteção preparou uma agenda com algumas atividades alusivas à data que acontecerão por todo o Brasil. Você também pode sugerir outros eventos relacionados ao Dia 28 de Abril para o e-mail redacao1@protecao.com.br

Fonte: http://www.protecao.com.br

Notícias Relacionadas