Determinar valores e incentivar atitudes positivas são algumas das dicas para fazer o serviço com segurança.
Funcionários saudáveis são colaboradores produtivos. Por isso, é bom que os empregadores preocupem-se com o bem estar de seus contratados oferecendo-lhes segurança. Isso mostra que a empresa preocupa-se com seus afiliados e, de certa forma, estimula a execução de um bom trabalho. Além do mais, caso não exista um plano de segurança adequado, é possível sofrer penalidades caso o órgão fiscalizador responsável faça seu papel. Abaixo, seguem alguma para se manter um a segurança no ambiente profissional.
Determine 3 a 5 valores fundamentais para a segurança em seu ambiente de trabalho.
Por exemplo: inovação, coragem, liderança e eliminação proativa de riscos.
Estruture um programa de reconhecimento estratégico de segurança
Isso vai encorajar a somente reconhecer os empregados quando eles demonstram comportamentos críticos alinhados com esses valores, levando a um ambiente de trabalho mais seguro. Por exemplo: reconhecer um colega pela “coragem”, quando ele escolheu fechar um local de trabalho até que uma situação insegura fosse resolvida.
Comunique intensivamente e treine os empregados sobre a nova abordagem
A ideia é reconhecer e premiar comportamentos compatíveis com os valores fundamentais da segurança. Certifique-se que a ênfase é colocada em reconhecer e recompensar os comportamentos e ações diárias que levam a um ambiente de trabalho mais seguro (e não apenas a prevenção de incidentes de segurança).
Use os dados agora disponíveis através do programa de reconhecimento de segurança
O objetivo é caracterizar aquelas pessoas que mais frequentemente contribuem para um ambiente de trabalho seguro.
Manter os valores de segurança em evidência e contar histórias sobre eles
Mantenha o ritmo, compartilhando regularmente histórias detalhadas de reconhecimento de segurança em torno de um determinado valor a cada mês.
Fonte: http://ahkemfoco.com.br