Publicado em: 28 de maio de 2014

Especialista do RS dá dicas de medidas de segurança no trabalho

Especialista do RS dá dicas de medidas de segurança no trabalho
Especialista dá dicas de segurança no trabalho
(Foto: Reprodução/RBS TV)

Segurança do trabalho é um tema importante e que deve ser tratado com cautela. De acordo com a engenheira em segurança do trabalho Maria Regina Buss, os empregadores têm a responsabilidade de prever medidas e os empregados de prestar atenção.

“O empregador tem hoje uma responsabilidade, além das tributárias e trabalhistas, em segurança do trabalho. Ele deve ficar atento as atividades do seu empregado doméstico dentro da sua residência. Tem que treinar e orientar”, explicou a especialista.

Confira algumas dicas da especialista:

Fator Incluí Físico radiações, umidade, calor e frio Químico produtos químicos, tóxicos Biológico bactérias presentes em resíduos orgânicos Ergonômicos questões posturais Acidentes quedas ou acidentes ao usar alguma máquina Fonte: Ministério do Trabalho

Produtos químicos

“Todo produto químico tem uma ficha de segurança, que é chamada de FISPQ (Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos), que diz quais riscos do uso e não uso daquele produto e quais EPIs (Equipamento de Proteção Individual) devem ser usados para manipular. EPIs são luvas acrílicas, ou de látex, máscara respiratória. Aí vai depender do tipo do produto”.

Acidente nas alturas

” Para executar uma atividade em que o trabalhador se exponha ao risco de queda, ele precisa estar ancorado. Ancorado em um cinto de segurança e em um dispositivo que prenda ele a uma estrutura que aguente a queda. Este dispositivo já existe no mercado”.

Escadas

“As  escadas individuais são para trabalhos pontuais. Ela deve ter pés antiderrapantes, deve ter um sistema de trava, não deve ser montada em locais com risco de quedas”.

Calor

“O fato de usar boné melhora as condições físicas da pessoa, mas não é solução para o problema em altas temperaturas. Nesse caso, o importante são as pausas. Não realizar uma atividade durante muito tempo exposta aquela temperatura elevada”.

Fonte: http://www.cbnfoz.com.br