Publicado em: 13 de julho de 2015

Porque alguns EPI’s tem a manutenção do CA condicionada a Certificação junto ao INMETRO?

Técnico de SegurancaConsiderando o acordo de Cooperação Técnica entre MTE e INMETRO desde 21 de Setembro de 2007, ambos os órgãos consideraram a necessidade da avaliação da conformidade dos equipamentos de proteção individual (EPI) no âmbito do SINMETRO (Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial ) , conforme estabelecido no item 6.8.1, alínea j, da Norma Regulamentadora 6, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e também a criação de instrumentos legais que permitam a fiscalização dos EPI’s disponíveis no mercado.

Por tanto para descobrir sobre a vida útil de alguns EPI’s, que tem validade Condicionada à manutenção da certificação junto ao INMETRO como por exemplo, Capacetes, Luvas Isolantes de Borracha, Luvas de Procedimento, Peças filtrantes para Partículas e até Jan. 2014 Cinturões de Segurança, é necessário se dirigir ao portal http://www.inmetro.gov.br/prodcert/produtos/busca.asp e promover a pesquisa.

Portaria n.º 118, de 05 de maio de 2009, que determina a necessidade de avaliação da conformidade dos equipamentos de proteção (EPI) pelo INMETRO / SINMETRO:
http://www.inmetro.gov.br/rtac/pdf/RTAC001443.pdf

Consultar os EPI’s com validade condicionada ao INMETRO:
http://www.inmetro.gov.br/prodcert/produtos/busca.asp

Fonte: http://www.consultaca.com.br

Ver também:
Conheça nossos calçados de segurança!