Dores nas costas obrigam muitos portugueses a faltar ao trabalho

Dores nas costas obrigam muitos portugueses a faltar ao trabalhoO transporte de materiais pesados, os movimentos repetitivos ou o facto de ter de estar sentado durante longos períodos de tempo são exigências da vida profissional que podem trazer consequências a longo prazo para a saúde dos portugueses.

O alerta é da campanha ‘Olhe Pelas Suas Costas’, que pretende sensibilizar para os riscos inerentes a atitudes incorretas no local de trabalho, no âmbito do Dia Mundial da Coluna.

“As dores nas costas como consequência da atividade laboral podem surgir tanto em empregos sedentários, como naqueles em que é exigido um esforço físico mais elevado”, explica Paulo Pereira, neurocirurgião e coordenador nacional da campanha ‘Olhe Pelas Suas Costas’, em comunicado enviado às redações.

E destaca que “as dores nas costas representam uma das principais causas de absentismo laboral em todo o mundo e são um dos principais motivos de visita ao médico”.

O mesmo comunicado destaca que segundo um relatório do Observatório do Risco da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, Portugal está entre os países europeus com mais trabalhadores com problemas do foro músculo-esquelético provocados pela atividade física desenvolvida no trabalho.

Um outro estudo, realizado no âmbito da campanha ‘Olhe Pelas Suas Costas’, indicou que 28,4% dos portugueses referem que a sua atividade profissional já foi prejudicada ou comprometida de alguma forma pelo facto de terem dores nas costas e, por ano, mais de 400 mil portugueses faltam ao trabalho por este motivo.

Eis alguns pequenos gestos que pode adotar, sugeridos pela mesma campanha, e que podem ser fundamentais para a saúde das suas costas.

Se trabalhar durante muitas horas em frente a um computador: deve sentar-se com os joelhos um pouco mais altos do que as ancas, colocar o monitor ao nível dos olhos e fazer pequenos intervalos (levantar-se e dar alguns passos periodicamente).

Se tem de carregar objetos pesados: deve optar por segurá-los perto do corpo e, se possível, obter ajuda para o transporte de forma a distribuir a carga. A utilização de calçado adequado pode ajudar a atenuar as dores, pois permite uma postura mais correta, mas mais importante é mudar de posição com frequência e reduzir os períodos de pé parado, alternando-os com curtas caminhadas para exercitar os músculos.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com