Publicado em: 26 de outubro de 2015

Dia do Trabalhador da Construção Civil

Dia do Trabalhador da Construção Civil
Imagem meramente ilustrativa

O Dia do Trabalhador da Construção Civil, comemorado hoje, 26 de outubro, “proporciona uma oportunidade para que as empresas e seus colaboradores reforcem os cuidados com a saúde e segurança do trabalho”. A afirmação é de Sergio Porto, presidente do Seconci-SP (Serviço Social da Construção) e representante do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) junto à Fiesp.

Segundo ele, “a saúde e a segurança do trabalho tornam-se indispensáveis num cenário de recessão como o enfrentado pela construção civil. São elementos estratégicos para o bem-estar e a motivação dos trabalhadores. Sem saúde e segurança do trabalho, as empresas apresentam baixo desempenho e não atingem a produtividade almejada.”

Para o presidente do Seconci-SP, “as construtoras têm lutado pela sobrevivência com equipes enxutas e recursos escassos. Esforçam-se em aumentar a produtividade, revendo custos, gestão e processos construtivos.”

“Infelizmente, a rápida e ampla deterioração da atividade econômica em um quadro de desequilíbrio das contas públicas, inflação alta e crise política sinaliza que a construção ainda enfrentará tempos difíceis por um período indeterminado.”

Porto observa que “a crise reforçou a responsabilidade do Seconci-SP em colaborar decisivamente para que as construtoras cumpram as normas de saúde e segurança do trabalho. Para tanto, as construtoras podem contar com a nossa sólida e inabalável parceria.”

O Seconci-SP conta com 13 unidades na capital e no interior do Estado de São Paulo, locais onde oferece atendimento médico e odontológico, exames laboratoriais e assistência social aos trabalhadores. As construtoras também contam com os serviços da entidade para a elaboração dos programas de saúde e segurança do trabalho, cursos e treinamentos voltados ao atendimento das normas regulamentadoras.

Fonte: http://revistacipa.com.br