Curso discute condições de trabalho e saúde dos trabalhadores da Saúde

Curso discute condições de trabalho e saúde dos trabalhadores da Saúde Segue até esta quarta-feira, 1º, o Curso de Atualização em Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde (Cegest), no auditório do Ministério da Saúde, no Tocantins. O curso tem objetivo de fortalecer e habilitar os participantes para a implantação da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS).

Um dos coordenadores do Cegest da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcus Alessandro de Alcântara, explicou que o curso serve também para abordar a realidade dos trabalhadores da saúde nos ambientes de trabalho. “A proposta é trazer uma discussão da realidade desses trabalhadores. O debate será feito a partir da legislação que existe no Ministério da Saúde para proteção do trabalhador da Saúde” esclareceu.

Ainda de acordo com o coordenador, os trabalhadores terão informações para discutir entre eles a importância da atenção a saúde no ambiente de trabalho e as possibilidades de melhorias das condições de cada setor. “A proposta principal é de que o curso não termine aqui, mas que cada trabalhador se torne um multiplicador de conhecimento com sua equipe”, ressaltou.

Segundo a gerente de Regulação do Trabalho, Bárbara Aguiar, todas as vagas, um total de 40, foram preenchidas. “Estamos fomentando a saúde no trabalho e capacitando as pessoas que estão à frente desta área. Aqui, elas estão tendo uma ótima oportunidade para abranger o conhecimento e melhorar a atuação”, destacou.

Participando do curso, o técnico em Segurança no Trabalho, Clebson Miranda, disse que o momento proporciona a disseminação do conhecimento. “O curso chegou para nós agora, é um processo de inovação, e contribui para conhecermos a realidade de outros locais e buscar essa nova metodologia em relação a saúde no trabalho que está sendo criada dentro do SUS”, destacou.

Cegest

O Curso de Atualização em Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde terá carga horária de 80 horas e está dividido em três módulos, sendo que este primeiro ocorre até esta quarta. Depois desse, vem um módulo a distância e outro módulo que está previsto para acontecer no início do mês de agosto.

O Cegest é resultado de parceria entre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts).

Fonte: http://surgiu.com.br