Cosanpa investe na proteção e reduz em 50% os acidentes de trabalho

Cosanpa investe na proteção e reduz em 50% os acidentes de trabalhoA Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) reduziu em cerca de 50% o número de acidentes de trabalho em 2012, na comparação com o ano anterior. Segundo o relatório com a estatística de casos, divulgado nesta terça-feira (5), os registros caíram de 43, em 2011, para 27, ano passado. Desses, quatro não chegaram a afastar os servidores das atividades e somente dois ultrapassaram 15 dias de afastamento.  Não houve nenhuma morte e nem aposentadoria por invalidez.

“Esta redução é proveniente do uso correto e consciente dos equipamentos de proteção individual, nos quais a empresa investiu cerca de R$ 183 mil”, diz o gestor da unidade executiva de segurança e medicina do trabalho da Cosanpa, Adalberto Pita. Ano passado, a área da manutenção de equipamentos foi a que mais gerou acidentes, seguida pelas ocorrências que surgiram no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa.

“Esperamos que em 2013 este índice continue caindo, e para isso, contamos com o apoio de cada colaborador no uso dos equipamentos de proteção e na atenção na hora de executar as atividades. Cada um de nós pode colaborar com a segurança do trabalho e reduzir os acidentes”, completa Adalberto Pita.

Os equipamentos de proteção individual protegem a vida do trabalhador, eliminando ou minimizando os riscos de acidentes. Eles protegem partes específicas do corpo, como os olhos, ouvidos, mãos e até o corpo inteiro. Os mais comuns são os protetores auriculares, capacetes, viseiras e cintos de segurança. O equipamento mais adequado para o trabalhador é definido pelo tipo de atividade que ele exerce.

Fonte: http://www.agenciapara.com.br