Construção é setor que registra mais acidentes do trabalho em Sorocaba

trabalhador em obraO setor da construção civil continua sendo líder de registros de acidentes e mortes no trabalho na região de Sorocaba (SP). Legislação ou equipamentos que garantem a segurança no trabalho não faltam. O problema é como conscientizar os trabalhadores sobre a importância de se proteger e exigir das empresas uma fiscalização mais efetiva nos canteiros de obras.

Muitas vezes os funcionários trabalham nas alturas, pendurados ou sob toneladas de concreto. Os riscos podem ser vistos a todo o momento e para evitar acidentes, a solução é uma só: precaução. O uso dos equipamentos de proteção individual é obrigatório. “Os principais são as luvas de proteção e as botas.

Tem as botas de couro e de borracha. Tem os vários tipos de protetores auriculares, os óculos de proteção, capacete e o cinto de segurança que é um dos fundamentais” elencou o engenheiro de segurança do trabalho Marcos Fialho.

Além deles, existem ainda os equipamentos de proteção coletiva, como por exemplo as grades colocadas em volta dos andares em construção para evitar quedas dos trabalhadores em geral. Tudo tem como objetivo diminuir os riscos de acidentes nas obras. Também é fundamental que os trabalhadores se mantenham atentos aos riscos.

Por isso, o ideal é que todos os dias os técnicos de segurança da obra se reúnam com a equipe para que os funcionários relembrem os perigos da atividade.

Fonte: http://g1.globo.com/

Notícias Relacionadas