Congresso discute segurança e saúde no trabalho portuário

Congresso discute segurança e saúde no trabalho portuárioEntre os dias 13 e 16 de outubro, acontece o III Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, em Itajaí (SC). A Secretaria de Portos (SEP/PR) faz parte da comissão organizadora, e busca fomentar o diálogo sobre as medidas de controle de riscos adotadas pelos portos brasileiros.

Serão apresentados 48 trabalhos, com destaque para os temas Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho – SST, ergonomia e educação. A aplicação da NR 35 na área portuária e aquaviária também está entre os temas do evento, com a implementação dos requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura.

O Manual Técnico da NR 29 será lançado durante o Congresso e distribuído em mídia digital para os participantes. Trata-se de um guia para implementar as medidas constantes na norma, voltadas para a segurança e saúde no trabalho portuário.

Na ocasião, a SEP/PR vai apresentar três trabalhos, frutos de um acordo de cooperação técnica realizado pela SEP/PR e o Ministério da Saúde. O Acordo tem como objetivo diagnosticar a situação da saúde e segurança dos trabalhadores em atividades portuárias. Os títulos apresentados são: “Saúde e Segurança do Trabalhador Portuário”, “Trabalho dos estivadores com veículo leve no Porto de Santos: conhecimento compartilhado e proposições para a transformação do trabalho” e “Trabalhador portuário: atuação da vigilância em saúde no porto de Santos, SP- Brasil”.

O III Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário é uma realização da Fundacentro, instituição voltada para o estudo e pesquisa das condições dos ambientes de trabalho, Secretaria de Inspeção do Trabalho- SIT/MTE e pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali, com o apoio de representantes dos trabalhadores, empregadores e Governo.

Fonte: https://portogente.com.br