Publicado em: 24 de setembro de 2012

Catadores recebem equipamentos de segurança do Governo do Estado

“Agora posso trabalhar tranquila”. As palavras de dona Terezinha Ferreira Ramos traduzem o alívio das mãos que há 10 anos trabalham com a coleta de produtos recicláveis. A catadora é uma das profissionais que receberam kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT). A entrega do material foi realizada na manhã desta quinta-feira (06.09), no aterro sanitário de Cuiabá.
Outra catadora que estava muito satisfeita com o recebimento do equipamento era Vanderleia Domingas dos Anjos. Ela começou a trabalhar com 13 anos de idade para auxiliar a mãe e os irmãos. Durante os 20 anos de ofício, já contraiu doenças, sofreu cortes e escoriações. “Nós, catadores, trabalhávamos muito expostos e sem nenhum tipo de proteção. Finalmente nossa realidade será outra a partir de hoje”, disse a catadora.
A distribuição de equipamentos de segurança para trabalhadores que atuam na coleta de materiais recicláveis faz parte do Projeto Vale Luz. Criado em 2010, a inciativa estimula a geração de renda por meio de ações sustentáveis. Cada trabalhador recebeu um kit contendo luvas, botas, óculos especiais, calça, avental e protetor auricular.
Além de Cuiabá, cooperativas de Chapada dos Guimarães, Poconé e Várzea Grande foram contempladas com o material, totalizando a distribuição de 110 kits. Para o secretário adjunto de Trabalho, Jean Estevan, iniciativas como esta contribuem para o bem estar do trabalhador mato-grossense. “O Governo do Estado tem como meta o investimento na valorização dos trabalhadores. Por isso, vamos continuar desenvolvendo ações que alcancem os 141 municípios mato-grossenses”, ressaltou o secretário adjunto.
Fonte: http://www.24horasnews.com.br/

Notícias Relacionadas