Avaliação de riscos profissionais é chave para redução de acidentes no trabalho

Avaliação de riscos profissionais é chave para redução de acidentes no trabalho
Imagem meramente ilustrativa

A afirmação foi feita pela responsável do (CSST), durante o acto de abertura do workshop sobre “Avaliação do risco profissional”.

Referiu que a avaliação de riscos profissionais também contribui para a redução das doenças profissionais quando bem executada, possibilita na melhoria da segurança e saúde no trabalho e no desempenho da empresa.

Sublinhou que a escolha do tema do workshop serve de fio condutor ás varias sessões de trabalho, de modo a proporcionar que todos os presentes e aos demais usufruam das conclusões que saírem do encontro.

A responsável defendeu que a diminuição dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais, bem como a melhoria das condições de trabalho, depende necessariamente do desenvolvimento e aperfeiçoamento das metodologias de avaliação dos riscos.

Segundo a responsável, a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que a principal finalidade dos serviços de saúde do trabalho consiste na promoção de condições laborais que garantam o elevado grau de qualidade de vida no serviço, protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o bem-estar físico, mental e social, prevenindo e controlando os acidentes e doenças profissionais.

O Centro de Segurança e Saúde no Trabalho (CSST) é uma entidade pública criada ao abrigo do decreto Executivo nº 50/10, de 28 de Maio, e tem como missão a prevenção dos acidentes de trabalho e doenças profissionais, melhoria da qualidade de vida e satisfação do trabalhador.

Fonte: http://www.portalangop.co.ao