Aumenta a procura por qualificação nas áreas de segurança no trabalho e legislação trabalhista

Aumenta a procura por qualificação nas áreas de segurança no trabalho e legislação trabalhistaEm Mato Grosso está havendo um aumento na procura por treinamentos e cursos que qualificam profissionais para as áreas de legislação trabalhista e segurança no trabalho. A qualificação destes dois setores têm preocupado os produtores. Os Sindicatos Rurais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e outros parceiros também estão trabalhando para ofertar novos treinamentos para estes setores.

Somente no primeiro semestre de 2014 o Senar-MT lançou mais de 10 treinamentos para estas duas áreas. Os interessados em mais informações sobre as oficinas, treinamentos e cursos para estes setores devem procurar o sindicato rural do seu município ou o site – www.senarmt.org.br.

O treinamento de Norma Regulamentadora (NR) 35 – Trabalho em altura é um dos que fazem parte da lista dos mais demandados. A gerente de Educação Profissional Rural, Tatiane Perondi explica que este é um treinamento muito demandado por empresas rurais que têm colaboradores atuando em silos e armazéns. A carga horária é de 24 horas e o principal objetivo é mostrar os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura.

Outro bastante procurado é o treinamento de Norma Regulamentadora (NR) 33 que atende à solicitação dos produtores rurais preocupados com a segurança dos trabalhadores. Os participantes têm a oportunidade de conhecer os requisitos mínimos e as medidas de proteção para realizar o trabalho com segurança em área ou ambiente não projetado para a ocupação humana contínua e com meios limitados de entrada e saída. Um exemplo são os trabalhadores do setor de armazenagem de grãos.

De acordo com a Equipe de Pedagogia do Senar-MT este aperfeiçoamento tem 16 horas de carga horária. O conteúdo programático prevê: Normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em espaço confinado; Avaliação de riscos e perigos; Medidas de controle de riscos; Permissão de trabalho e análise de risco e vários outros temas relacionados ao assunto.

Além destes, os Sindicatos Rurais, Senar-MT e parceiros oferecem dezenas de outros treinamentos e cursos para qualificar profissionais para as áreas de segurança no trabalho e legislação trabalhista.

Fonte: http://www.expressomt.com.br

Notícias Relacionadas

O Setor de Calçados no Brasil e no Mundo
NRR – 5 Produtos Químicos