Análise do C.A do EPI

Certificado de Aprovação C.A. é a garantia de que o EPI foi testado por órgão competente e está aprovado para uso. O CA é uma garantia muito importante. Antes de comprar o EPI devemos com certeza checar o CA do EPI para saber se está com a aprovação em dias.

O EPI que usamos na empresa está com o CA vencido, o que fazer?

Se o C.A esta vencido não tenha dúvida em substituí-lo, agora a um caso muito interessante no caso do C.A que descreverei a seguir.

1 – Quando o C.A esta com a data vencida junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a empresa está em processo de recertificação, no próprio site do MTE já aparece que o C.A está em processo de renovação. Como este processo demora em torno de três meses se a empresa que fabrica o EPI é uma empresa seria e competente a renovação não sofrerá nenhum impedimento. Particularmente já continuei a comprar o EPI da empresa mesmo com o processo de recertificação do C.A junto ao MTE e imprimi a página confirmando este processo de recertificação e logo após houve a recertificação.

2 – Se caso não queira ficar esperando a recertificação do EPI junto ao MTE tenha outras opções de EPIs junto com seu fornecedor e vá acompanhando o processo de recertificação. Assim poderá posteriormente voltar a utilizar o EPI habitual.

3 – Se caso o C.A esteja vencido mesmo, nem pense em comprar/utilizar/emprestar este EPI. Substitua-o imediatamente.  Se acontecer algo e comprovar que o EPI esta com C.A vencido perante a justiça não tem nem conversa.

Observação: Tenha sempre uma pasta arquivo com todos os EPIs certificados impressos ou digitalizados utilizados para possíveis fiscalizações.

Fonte: http://segurancadotrabalhonwn.com/