Publicado em: 7 de março de 2016

Adaptação do ambiente melhora qualidade de vida no trabalho

Os preços estão ótimos

O trabalho é parte fundamental da vida, a qual se dedica um grande emprego de tempo e esforços físicos e mentais para execução da atividade profissional. No Brasil, a carga horária média da jornada de trabalho é de oito horas, representando um terço de todo o dia.

Além de avaliar cuidadosamente qual será a profissão desenvolvida ao longo da carreira, pensando na satisfação pessoal que será vivenciada, também é de extrema importância garantir um aspecto que vai além da remuneração e do prestígio de muitas áreas: a qualidade de vida.

Para que o profissional possa exercer plenamente suas capacidades e habilidades, é muito importante que o ambiente de trabalho propicie aspectos salubres e positivos, que impactam diretamente no bem-estar e na produtividade de todos os trabalhadores, independentemente de suas áreas de atuação e do porte da empresa.

Como melhorar o ambiente de trabalho?
Quando se trata de aspectos físicos de um posto de trabalho, conforto e tranquilidade são fatores importantíssimos. Algumas adaptações simples, porém, fundamentais, podem propiciar um ambiente mais aconchegante e produtivo.

Ergonomia e segurança
Seja no ambiente industrial, do comércio ou no mundo corporativo, o posto de trabalho deve ser cuidadosamente elaborado para que a realização das funções seja feita de modo seguro para as condições físicas dos colaboradores.

Na indústria, por exemplo, cada atividade deve respeitar sua legislação e o empregador deve fornecer os equipamentos de proteção individual (EPIs) para cada atividade específica, assim como identificar e sinalizar todo o espaço.

Nos escritórios, onde geralmente as pessoas passam a maior parte do tempo sentadas e utilizando computadores, é fundamental oferecer cadeiras adequadas para a atividade, além de mesas, bancadas, suporte para monitores, apoios de pés e de punhos que previnem lesões musculares e má postura.

Iluminação e climatização

A iluminação adequada é fundamental para um bom desempenho das atividades. Sem a luz na intensidade adequada, é difícil se concentrar em alguma tarefa. O ideal é equilibrar a entrada de luz natural com iluminação artificial estratégica para o conforto visual.

A temperatura do ambiente também é fundamental para o conforto físico. Investir em um sistema de climatização ajuda a controlar temperaturas extremas, já que tanto o frio como o calor excessivo influenciam no gasto de energia do corpo humano.

Organização
Esse é um ponto que precisa da colaboração tanto do empregador quanto dos funcionários. A empresa deve fornecer as ferramentas necessárias para a organização do material de trabalho, como armários, gavetas, pastas organizadoras, entre outros, e o time precisa cultivar bons hábitos.

Dessa forma, evita-se o estresse e o desperdício de tempo tentando localizar algum material fundamental para a execução das tarefas.

Limpeza
Um ambiente limpo é, além de visualmente confortável, essencial para a manutenção da saúde de todos. Resíduos e poeira podem causar problemas de saúde, principalmente alergias respiratórias e de pele.

Fonte: http://revistacipa.com.br/