Abril é mês de alerta contra acidentes de trabalho

banner-protefort-1O Brasil registra, em média, 700 mil acidentes de trabalho por ano desde 2010. Em 2014 – último dado disponível – foram 1857 acidentes em Ribeirão Preto, sendo 1478 com afastamentos, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Em todo País, foram 704,1 mil acidentes, sendo 2.783 mil óbitos e 251,5 mil afastamentos por mais de 15 dias.

No Brasil, o número em 2014 foi 3% inferior aos 725,6 mil acidentes em 2013 e em Ribeirão Preto a queda foi de 38% no período, mas ainda é preciso ampliar os esforços para reverter o quadro de acidentes, segundo o Ministério do Trabalho.

Para estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho, é promovido o Abril Verde, mês dedicado à conscientização sobre o tema.

Alerta
O Abril Verde busca alertar empregados, empregadores, governos e a sociedade para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro, e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

“Os dados demonstram que precisamos aprofundar o debate com a sociedade sobre os novos aspectos e desafios do mundo do trabalho, e sobre o impacto que as relações de trabalho e os processos produtivos geram sobre a saúde das pessoas. Ainda temos grandes desafios nesta área”, avalia Marco Pérez, diretor do DPSSO/MTPS (Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério do Trabalho e Previdência Social).

A queda nos números de acidentes de trabalho faz parte de uma tendência, aponta Pérez, por conta da mudança no perfil do mercado, das transformações tecnológicas no processo produtivo das empresas e a rotatividade característica do setor terceirizado.

“Cada vez mais estamos concentrando a mão de obra do Brasil em atividades do ramo terciário da economia, que são comércios e serviços. Com isso, o trabalhador se expõe a condições de trabalho que diminuem o risco de adoecer ou se acidentar.”

Abril Verde
O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho é lembrado em 28 de abril, porque no ano de 1969 houve uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores.

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) também instituiu, em 2003, a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo é o laço verde.

Fonte: http://revistacipa.com.br/

Notícias Relacionadas