A importância dos equipamentos de segurança na construção civil

Uso de equipamentos de segurança são fundamentais para evitar acidentes no conteiro de obras

A indústria da construção civil é uma das áreas mais antigas de atuação do homem e com o passar dos anos, só vem evoluindo e expandido cada vez mais. Em Pato Branco, esse crescimento pode ser observado diariamente, pois prédios e novas residências aparecem a cada dia.

Assim como é um dos ramos que oferecem muitas vagas de emprego, também é um local que infelizmente apresenta muitos riscos para a ocorrência de acidentes, principalmente para os trabalhadores da obra. Contudo, muitos dos acidentes que acabam acontecendo nos canteiros poderiam ser evitados, se fossem seguidas as normas e usados os equipamentos coletivos e individuais de segurança.

O coordenador do Núcleo de Engenharias e Arquitetura da Faculdade Mater Dei e engenheiro civil Vitor Guerra explica que todas as construções civis são classificadas conforme o seu porte, por exemplo, a obra de uma residência, que tem um porte menor, também tem uma restrição menor quanto às questões de segurança se comparada às de um edifício. Contudo, ele explicou que geralmente as residências não são construídas por construtoras e sim por construtores, e nem sempre tem um engenheiro civil responsável técnico por essa obra, que é o responsável pela segurança dos trabalhadores e de terceiros.

De acordo com Vitor, o engenheiro civil, entre as suas funções, tem a obrigação de orientar os trabalhadores sobre os tipos de equipamentos de segurança que devem usar, como esses equipamentos devem ser acondicionados, utilizados e, principalmente, como não prejudicar terceiros, por exemplo, os pedestres que passam próximo à obra.

Nas construções de grande porte, ele explica que essas são de responsabilidade das construtoras e, quanto às questões de segurança, existem legislações municipais, estaduais e federais que precisam ser seguidas. As legislações municipais variam conforme os municípios, mas todas têm a finalidade de promover a segurança da parte de fora da obra, ou seja, a segurança dos pedestres que passarem próximos à obra.

Equipamentos de segurança
Dentro dos canteiros de obras existem os equipamentos de segurança individuais e os coletivos. Entre os coletivos, além dos tapumes, existem nos edifícios a colocação das redes de segurança e os balanços de segurança, ambos servem para evitar que qualquer material utilizado na obra caia e atinja um pedestre na rua e também para proteger o próprio trabalhador, caso ele sofra uma queda.

Já os equipamentos de proteção individual, entre os mais usados estão: o capacete, as luvas, os óculos de proteção, os calçados de segurança, os cintos de segurança e as máscaras.

De acordo com Vitor, muitos acidentes que acontecem nas obras acabam ocorrendo pelo mau uso ou pelo desconhecimento de como usar os equipamentos de segurança, por isso a importância da orientação do engenheiro civil sobre o uso dos equipamentos para a sua equipe de trabalho.

Fonte: http://www.diariodosudoeste.com.br/noticias